domingo, 23 de setembro de 2007

LOBOS MAUS FANTASIADOS DE VOVOZINHAS





LOBOS SE FANTASIAM DE VOVÓS - Embora entre nós não haja mais lobos na natureza, Lobo Mau é das primeiras fantasias de nossa infância, lembra-se ? Na estória, o Lobo Mau sai desabalado, em direção à floresta, com assassinas intenções. Chegando à cabana, devora a Vovozinha, veste as roupas dela e deita-se, com sangue na boca, aguardando a chegada de Chapeuzinho Vermelho. Você conhece a estória e sabe que as fábulas costumam tirar lições de moral. Quais seriam, no presente caso ? – “Lobos costumam vestir-se com pele de ovelha”. “Lobos se fantasiam de Vovozinha para cercar suas presas”. – “Diante de ingênuos e desavisados cordeiros, os lobos sempre têm razão”. - “Em negócios entre lobos e cordeiros, os lobos sempre levam vantagem”. E outras!

CAMPANHAS ELEITORAIS, APERITIVOS DA ESBÓRNIA - Não escrevo novidade, observando o que sabemos: a política brasileira não raro tem sido brumosa floresta, povoada de Lobos Maus. Resultados de sua proximidade e de nossa credulidade, têm sido o atraso e as injustiças na sociedade construída em nosso país. Já se culpou o povo brasileiro pelo atraso. Já se culparam os pobres, acusados de indolentes e passivos. Mas explicam melhor os problemas clamorosos de nossa convivência nacional as chamadas “elites pátrias”, nossas lideranças políticas aventureiras, despreparadas e impenitentes. Aperitivos amargos disso tudo você experimenta em campanhas eleitorais insolentes e desrespeitosas, nos palavreados vazios e nas promessas irresponsáveis: barulho e mais barulho ao redor do nada.

CIDADANIA É FRUTO DE FORRÓ E FOGUETÓRIO? - Pergunta indiscreta: em função das eleições e da escolha dos candidatos: Quantas vezes você participou de barulheiras e foguetórios, de forrós e bebedeiras ? E quantas vezes participou em reuniões da Comunidade, do seu Grupo, do seu Sindicato, do seu Movimento, para dar sua força ao avanço da democracia ? Você viu, esses dias, como existem cidadãos simpáticos, quanta carranca orgulhosa se abre então em sorrisos lupinos, atrás do seu voto! Como tem gente simpática, prestimosa e acolhedora, abraçando todo mundo, pegando na mão de todo mundo, beijando criancinhas, em manifestações de amor fraterno que não acaba mais! Pois é aí que mora o perigo. Eleições, entre nós, têm sido ocasião de favores mal intencionados e de suborno da cidadania.Tempo de Lobo Mau!

ACARNEIRADO SERÁS DEVORADO -.O que você conclui, observando o horário eleitoral da TV ? Uma conclusão eu tiro: como é difícil deduzir, de caricaturas, que Política é a função mais nobre da Comunidade e da Cidadania! Infelizmente a Política tem andado de mãos juntas com facilidades escusas, com dinheiro desonesto, com enganação dos ingênuos, com aproveitamento dos cínicos. Você deve ter assistido, estes dias, ao desfile de muito Lobo Mau travestido de Vovozinha. Devorar cordeiros é a natureza dos lobos. Se você se acarneira, será devorado. Os enganadores têm interesse de manter o povo desinformado. Pois povo desinformado é povo desfrutável, manipulável através dos discursos mentirosos e das promessas irresponsáveis. Política é a construção do bem comum; mas lobos a usam para buscar vantagens. Lobo Mau não tem sensibilidade pelo bem comum!

.MILAGRES GERINDO HONESTAMENTE SALÁRIOS MÍNIMOS - Após o registro das candidaturas, badalou-se a necessidade de vestibular para os candidatos. Discutiu-se e propôs-se, ao fim, um ditado escolar, para descobrir quem é e quem não é analfabeto. Mas letras podem não ser tudo em política: pais e mães modestos governam suas casas e fazem milagres, administrando salários mínimos. Porém não é má sugestão o vestibular para quem pleiteia cargos públicos. Não é demais exigir que saiba ler, escrever e fazer contas quem se apresenta para administrar o bem comum. No ditado escolar, provavelmente passarão quase todos. Mas existem outros vestibulares que deviam ser obrigatórios para os políticos brasileiros.

VESTIBULAR DE ÉTICA PARA OS POLÍTICOS - O que você acha de um vestibular obrigatório sobre ética ? A prova de ética teria, como um dos ítens, escarafunchar a vida de quem quer ser prefeito ou vereador. Que tal um vestibular obrigatório sobre os objetivos de vida dos nossos políticos, para ver se tais objetivos coincidem com os reais objetivos do bem comum ? Acho até que nem seria carola um vestibular obrigatório sobre os princípios religiosos e morais. Pois somos povo religioso e moral, apesar dos nossos defeitos. E se, em vez de vestibulares obrigatórios, nossos políticos fizessem sério exame de suas consciências? Concorda também com o exame de sua própria consciência ? Nossos políticos estão lá, porque nós lá os colocamos com o voto. A fábula acima termina com Chapeuzinho Vermelho perguntando ao Lobo Mau: “Para que essa bocarra imensa e essas presas escancaradas?” - “Para devorar a cidadania de vocês e me dar bem na vida”, respondem nossos lobos eleitorais.

Nenhum comentário: